A fadinha Fafá não gostava de viver na Floresta dos Encantos, pois todas as fadas tinham mudado de profissão. Como não tinha com quem brincar, pôs-se a sonhar com uma terra cheia de gente, principalmente de crianças da sua idade.
Quando chegou o Carnaval, pegou na varinha de condão e foi até a cidade, onde havia festas animadas, desfiles, bailes.
Nesse dia ninguém estranharia o seu chapéu em bico e o vestido feito de raios de luar. Foi até a rua principal, onde passavam carros enfeitados de flores e a música tocava. Viu gente mascarada de pirata, de esqueleto, de urso. No Carnaval, nada fica mal. Atiraram-lhe logo papelinhos e serpentinas. Pregaram-lhe partidas. Convidaram-na para dançar.
– Empresta-me a tua varinha para eu fingir que tenho uma cana de pesca? – pediu um garoto com traje de pescador, que estava à beira do pequeno lago...
Luísa Ducla Soares
|
- Crachás com o nome dos alunos e das alunas da turma
- Fita crepe
- Afixar, no quadro de giz, os nomes de cinco crianças para a turma ler;
- as crianças escondem o rosto;
- você deverá esconder um nome;
- as crianças devem adivinhar o nome que sumiu;
- caso não consigam, o(a) professor(a) dá pistas que as ajudarão a descobrir o nome faltoso;
- repetir a brincadeira, usando o crachá de outras crianças.
Atividade 1 - Trabalhando com o nome das crianças
- o ajudante do dia vai à frente para sortear um crachá, que deverá estar dentro de uma caixa;
- a criança que for a dona deste nome, deverá ir à frente, para falar quais e quantas são as letras que o compõem;
- esta criança deverá contar quantas letras tem seu nome e escrevê-lo, no quadro de giz, na coluna que indica o número de letras deste;
- esta criança deverá sortear outro crachá e, assim, sucessivamente.
- pedir as crianças que têm o mesmo número de letras, em seu nome, para formar equipes para brincar de bingo;
- você deverá sortear um nome;
- ir apresentando o nome, letra por letra através do retângulo mágico;
- todas as crianças deverão tentar descobrir de quem é este nome;
- você mostra a primeira letra e pergunta de quem poderá ser este nome;
- mostrar este nome, letra por letra, sempre questionando as crianças;
- a criança dona do nome deverá colar, a ficha que contém o seu nome, abaixo do nome da sua equipe, que deverá ter sido escrita no quadro de giz;
- ganha a brincadeira, a equipe cujas crianças conseguir colar todas as fichas com o nome de cada uma delas no quadro de giz.
- Levar as crianças para a quadra ou o pátio:
- fazer uma roda com as crianças;
- você deverá ficar no centro da roda;
- mostrar as crianças um crachá, enquanto todos cantam:
- a criança cujo nome foi mostrado, deverá ficar atrás de você, segurando sua cintura;
- repetir a brincadeira até que todas as crianças sejam convidadas a formar o rabo da minhoca;
- as crianças deverão colocar uma a mão no ombro da outra;
- ao final da brincadeira, as crianças deverão falar o que acharam da brincadeira.
Contando letras e colorindo os quadrinhos |
Veja também:
- Nome próprio, alfabeto e números
- Lista de livros do blog
- Histórias do blog atividades para educadores
Trabalhar com o nome das crianças
- Uma criança deverá ir à frente para sortear um crachá, que deverá estar dentro de uma caixa;
- a criança que for a dona deste nome deverá ir à frente para falar quais e quantas são as letras que compõem seu nome;
- esta criança deverá contar quantas letras tem seu nome e escrevê-lo no quadro de giz, na coluna que indica o número de letras deste;
- se tiver outra criança cuja letra inicial do nome seja a mesma desta criança, ir a frente e fazer o mesmo;
- se não tiver, a criança dona do crachá deverá sortear outro crachá e, assim, sucessivamente;
- para cada letra inicial, anotar a quantidade de crianças que tem o nome com cada uma destas;
- completar a folha xerocada Contando letras e colorindo os quadrinhos.
O jogo da memória colabora para o desenvolvimento infantil, treinando a memória, a atenção e a concentração.
Além de que, ao lidar com as cartas do jogo, a criança tem a oportunidade de desenvolver a coordenação motora fina e o coordenação visomotora.
O jogo da memória exercita o cérebro e permite o desenvolvimento da socialização.
Como podemos ver, não há como negar a importância do jogo da memória.
Jogo da memória - ALFABETO |
Jogo da memória - ALFABETO |
Jogo da memória - ALFABETO |
Jogo da memória - ALFABETO |
Ao trabalhar com o livro CHIQUITA, A RATINHA VAIDOSA utilizar algumas estratégias de leitura, como:
- levantamento de hipóteses;
- leitura;
- releitura comentada;
- confirmação de hipóteses;
- reconto da história.
- desenvolver a atenção e a concentração;
- desenvolver a capacidade de resolver problemas.
Contando as bolinhas e elemento intruso no grupo |
Contando as bolinhas desenhadas nas joaninhas |
Desenhando bolinhas nas joaninhas |
Veja também:
- Livro 👉A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS👈, de Ducarmo Paes
1º Ano - Atividades matemáticas - Contagem de números até 10
Nesta postagem, você vai encontrar diferentes atividades propostas para treinar os números até 10. Todas estas atividades devem ser precedidas por um trabalho com material concreto ou também por jogos e brincadeiras, que além de atender às necessidades de aprendizagem de crianças nesta faixa etária, também, atendem à necessidade de um trabalho lúdico na escola.
Contando quadrinhos e descobrindo a criança que fez mais pontos |
Atividades com conceitos e Números até 9 |
1º Ano - Atividades matemáticas - Contagem de números até 10
No blog Atividades para Educadores, você encontra muitas outras atividades de Matemática como estas, além de outras, como apostilas de alfabetização de Língua Portuguesa e de Matemática.
Contando e aprendendo com brincadeiras - Números até 9 |
Contando animais com números até 9 |
Contando animais com números até 9 |
Contando animais com números até 9 |
Contando animais com números até 9 |
Contando animais com números até 9 |
Texto A LINDA MENINA DE ANGOLA, de Ana Gizelia Vieira, para ler e interpretar |
- Loteria do saber A LINDA MENINA DE ANGOLA
- Clique AQUI e conheça mais histórias do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES