Bem-vindos!


Aqui você tem muito conteúdo educacional de qualidade. Atividades que enriquecerão seus conhecimentos.:)

Bem-vindos ao meu blog e aprendam muito!

Textos com interpretação e para treino das sílabas simples jpg

A bola e a letra B
·    Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
A BOLA DE BIBI
A bola é de Bibi. A bola é colorida.
Bibi joga bola com Bia.
Bibi bate a bola e joga para Bia.
Bia não pega a bola.
A bola rola e para perto do gato.
O gato mia. Bibi e Bia riem do gato.
                                                                                                           Elisângela Terra

1)   Numere os parágrafos.

2)  Faça um desenho representando o segundo parágrafo do texto, dentro do quadro onde está o texto.

3)   Colorir a palavra bola toda vez que ela aparecer no texto.

4)   Circular o nome da dona da bola.

5)   Sublinhar a última palavra do texto.





O cavalo e a letra C
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
CAMILA E O CAVALO
Camila tem um cavalo. O cavalo é o Caco.
Camila cuida do cavalo Caco.
Camila come cocada. O cavalo come capim.
Camila cavalga no cavalo Caco.
Ela é esperta. O cavalo obedece a Camila.
                                                                                                                 Elisângela Terra

1) Numere os parágrafos.

2) Colorir a palavra CAVALO toda vez que ela aparecer no texto.

3) Complete as frases com informações retiradas do texto:

- O nome do cavalo é ______________ .

- Camila tem um _________________ .

- Camila come __________ e o cavalo come ____________ .






O doce e a letra D
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
O DOCE DE GOIABA
Dudu viu Camila. Ela comia doce de goiaba.
Camila falou para Dudu:
- Come doce de goiaba, Dudu!
Dudu comeu e amou o doce de goiaba.
Camila falou para Dudu que a vovó fez o doce de goiaba.
- Sua vovó é muito sabida, Camila! Ela faz doce de goiaba delicioso!
Camila ficou feliz. Ela também ama o doce de goiaba da vovó.
                                                                                                                  Elisângela Terra

1) Numere os parágrafos.

2) Colorir a palavra DOCE toda vez que ela aparecer no texto.

3) Circule as frases que indicam as falas dos personagens.

4) Complete as frases com informações retiradas do texto:

- Dudu viu Camila comendo ___________________ .

- Camila falou para Dudu que ____________ fez o doce de goiaba.

- Camila ficou feliz porque ______________________________________

 ·        Colorir as palavras, abaixo, que aparecem no texto O doce de goiaba:
goiaba
leite
disse
doce
vovô
alegre
feliz
delicioso
falou
vovó






A foca e a letra F
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:  
FABIANA E A FOCA
Fabiana foi ao circo com sua família. Lá, ela viu a foca.
A foca é a Fifi. A foca rola, ela pula e faz graça.
Fabiana riu da foca.
Fabiana ama ver a foca. Se pudesse, Fabiana levava a foca para casa. Como não pode, ela tira uma foto da foca.
A foto da foca fica perto da foto de Fabiana.
                                                                                                                 Elisângela Terra

1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra FOCA toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Circular a última palavra do texto.

4)   Marque com um (X) a resposta certa:
- Fabiana vai ao circo porque:
(  ) ela quer ver o mágico.
(  ) ela ama ver a foca.
(  ) todos de sua família vão ao circo.




O gato e a letra G
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
O GATO DE ANA
Fofo é o gato preto da Ana.
Ana fala para o gato:
- Pula gato Fofo!
O gato olha Ana, mas não pula. Ele mia. O gato viu a ave.
O gato é levado. Ele corre atrás da ave. Ela voa, voa.
Ana quer brincar, mas o Fofo é preguiçoso. Ele vai dormir à tarde toda.
                                                                                                             Elisângela Terra 

1)   Numere os parágrafos.

2)   Faça um desenho representando Ana e seu gato Fofo.

3)   Colorir a palavra GATO toda vez que ela aparecer no texto.

4)   Sublinhar a última palavra do texto.

5)   Faça um (X) na resposta certa:
- O gato miou porque:
(  ) viu Ana.
(  ) viu a ave.
(  ) vai dormir.

- À tarde, o gato Fofo de Ana:
(  ) vai dormir.
(  ) quer brincar.
(  ) pula e vai atrás da ave amarela.







O jacaré e a letra J
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
O JACARÉ JULIÃO
Julião é o jacaré que vive na lagoa que fica no sítio do vovô Júlio.
Vovô Júlio vai à lagoa e vê Julião. O jacaré boia na água da lagoa e toma sol.
Vovô Júlio não tem medo de Julião! Ele sabe que Julião é um jacaré muito sossegado!
                                                                                                   Elisângela Terra

1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra JACARÉ toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Marque a respsota certa:
- O nome do jacaré que vive no sítio do vovô é:
(  ) Juca.
(  ) Julião.
(  ) Júlio.

- O vovô não tem medo do jacaré porque:
     (  ) ele boia na lagoa.
(  ) ele é um animal sossegado.
(  ) ele vive no seu sítio.





A lua e a letra L
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
A LUA
À noite, Lia viu a lua! A lua lá no céu parecia um luzeiro.
Iluminava toda a rua, a lua.
Lia viu a lata de lixo, viu a água na rua que a chuva deixou, viu o gato em cima do muro. Ela viu o menino lá na janela da casa dele.
Ele, como Lia, via a lua que iluminava a rua e tudo que nela havia.
                                                                                                                      Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir todas as palavras que começam com L que aparecem no texto.

3)   Marque a resposta certa:
- Lia viu tudo que havia na rua porque:
(  ) ela enxerga bem.
(  ) a lua iluminava toda a rua.
(  ) era dia.

- É a última palavra do texto:
(  ) lua.
(  ) dele.
(  ) havia.




Mila e a letra M
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
MILA VISITA A VOVÓ
Mila veio de moto na casa da vovó.
Lá, Mila viu o macaco. Ele comia banana!
Vovó comia mexerica, mamão e tomava suco de limão. Vovó deu melão para Mila. Ela comeu tudo.
Mila foi deitar na cama da vovó para ver as figuras de animais. Tinha camelo, mamute, macaco, gato, jacaré...
Depois, Mila deu um beijo na vovó e foi embora para sua casa.
                                                                                                   Elisângela Terra

1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra MILA toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Circular todas as palavras que tenham MA, ME, MI, MO ou MU.

4)   Marque a resposta certa:
- Mila deu um beijo na vovó e:
(  ) comeu melão.
(  ) foi embora.
(  ) foi ver figuras de animais.

- Mila foi deitar na cama da vovó para:
(  ) conversar com a vovó.
(  ) dormir.
(  ) ver figuras de animais.





O navio e a letra N
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
O NAVIO DE NOEL
Noel foi viajar. Ele foi com sua família!
Noel viu um navio no oceano. Ele era muito grande! O menino ficou feliz de ver o navio. Noel falou:
- Vamos nesse navio, mamãe?
- Não, Noel. O navio vai para o outro lado do mar!
Noel imaginou toda sua família no navio e falou:
- Viajar de navio deve ser tão bom!
Mamãe deu um navio de brinquedo para Noel.
Noel gostou muito e passou o resto do dia só viajando no seu navio!
                                                                                                   Elisângela Terra

1)   Colorir a palavra NAVIO toda vez que ela aparecer no texto.

2)   Marque a resposta certa:
- Noel ficou feliz porque:
(  ) foi viajar com sua família pelo mar.
(  ) viajou com sua família de navio.
(  ) viu o navio no oceano.

- Frase que mostra o que Noel pediu para mamãe:
(  ) “Vamos nesse navio, mamãe?”.
(  ) “Mamãe deu um navio de brinquedo para Noel.”.
(  ) “Noel... passou o resto do dia só viajando no seu navio!”.





O pato e a letra P
·    Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede: 
O PATO
O pato Pepeu foi à lagoa para nadar. Lá, ele viu Leleco, o sapo.
Leleco que, morava na lagoa, ficou feliz ao ver Pepeu!
Pepeu contou para Leleco as novidades do sítio:
- O peru machucou sua asa. O galo ficou doente. A galinha fugiu do galinheiro. O cavalo foi na cidade e viu um papagaio falador...
Pepeu gosta muito de conversar com o sapo Leleco.
                               Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra PATO toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Marque a resposta certa:
- Pepeu foi à lagoa para:
(  ) nadar.
(  ) ver Leleco.
(  ) ver o pato.

- Pepeu contou para Leleco que:
(  ) a galinha ficou doente.
(  ) o peru machucou sua asa.
(  ) o sapo mora na lagoa.






O rato e a letra R
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:  
RITA E O RATO
Rita viu na rua um rato. Ele foi para a casa de Rita.
O rato, na casa de Rita, roía tudo o que via! Ele roía a revista, a rede, a rolha...
Tia Regina viu o rato que roía tudo e falou:
- Eta, rato danado! Rita e eu vamos levar você para o sítio.
Rita pegou o rato pelo rabo. Tia Regina riu do rato e de Rita.
No sítio, o rato fez novas amizades e parou com a mania de roer tudo o que via!
                                                                                                   Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos e colorir aquele que representa a fala de um personagem.

2)   Colorir a palavra RATO toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Complete as frases com as informações do texto:
- Rita viu um rato na _________.
- O rato foi para a casa de _____________.
- Tia Regina levou o rato para o sítio porque _______________________.
- Rita pegou o rato pelo _________.





O sapo e a letra S
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:  
SARA E O SAPO
O sapo sapeca pulava perto da casa de Sara. Ele viu a porta aberta e pulou dentro da casa.
O sapo sapeca pulou, pulou e foi parar no quarto de Sara.
Lá, o sapo sapeca viu o sapato. Ele pulou no sapato.
Sara viu o sapo no sapato e levou um susto!
O sapo levou um susto de Sara! Ele pulou pela janela e foi embora.
                                                                                                   Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra SAPO toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Marque as frases verdadeiras:
(  ) O sapo sapeca entrou na casa de Sara porque a porta estava aberta.
(  ) O sapo sapeca ficou com raiva de Sara.
(  ) O sapo sapeca gostava de visitar Sara.
(  ) O sapo sapeca pulou pela janela e foi embora.
(  ) O sapo sapeca subiu na cadeira.
(  ) Sara levou um susto ao ver o sapo sapeca.





O tucano e a letra T
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
TATI E O TUCANO
Tati foi passear no sítio do vovô Zezé.
Tati viu um tucano. Ela ficou encantada!
- Vovô olha que ave bonita!
- Esta ave é um tucano, Tati!
O tucano fez um ninho na árvore que fica perto da casa do vovô.
Tati ficou olhando o tucano a tarde toda!
                                                                                                   Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra TUCANO toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Complete com as informações retiradas do texto:
- Tati foi passear no sítio do __________.
- Tati ficou encantada quando viu um ______________.
- O vovô falou que a ave bonita é um ______________.
- O tucano fez um ____________.
- Durante a tarde, Tati ficou _____________________________________.




A vaca e a letra V
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
VIVIANE E A VACA
Viviane cuida da vaca para a vovó. Cedinho, Viviane acorda e leva a vaca para o pasto. Lá, ela fica o dia todo!
Viviane vai para a escola.
À tarde, Viviane vai buscar a vaca para a vovó. A vovó gosta que a vaca fique no curral à noite!
Viviane é muito esperta. Vovó não precisa mais se preocupar, pois ela cuida da vaca com cuidado e carinho!
                                                                                                   Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra VACA toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Sublinhar a última palavra do texto.

4)   Marque a resposta certa:
- Cedinho, Viviane acorda e:
(  ) cuida da vaca para a vovó.
(  ) vai brincar.
(  ) vai para a escola.

- A vovó gosta que:
(  ) a vaca fique a noite no curral.
(  ) a vaca nunca saia do curral.
(  ) Viviane brinque com a vaca.






Xênia e a letra X
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
XÊNIA VISITA A TITIA
Xênia foi à casa da titia com sua mamãe.
A titia fez café para elas. Ela colocou o café na xícara amarela!
A titia tem uma coleção com muitas xícaras coloridas, mas a preferida de Xênia é a xícara amarela.
Xênia tomou o café e comeu um delicioso bolo de fubá.
Xênia ama visitar a titia!
                                                                                                   Elisângela Terra
1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra XÍCARA toda vez que ela aparecer no texto.

3)   Marque com um X as frases que são verdadeiras em relação ao texto que você acabou de ler:
(  ) a titia de Xênia fez suco de ameixa e de abacaxi para elas.
(  ) o bolo de fubá da titia é delicioso.
(  ) Xênia ama visitar a titia.
(  ) Xênia comprou um jogo de xícaras amarelas.
(  ) Xênia viu um peixe roxo na casa da titia.






A zebra e a letra Z
·        Leia o texto abaixo e copie-o, depois, faça o que se pede:
A ZEBRA ZAZÁ E A GIRAFA VIOLETA
Zazá é uma zebra que vive na savana!
Ela e a girafa Violeta são amigas.
Zazá e Violeta passam o dia a juntas. Elas procuram comida e também brincam.
Se o leão feroz aparece, elas se escondem, pois não querem virar comida.
                                                                                                         Elisângela Terra

1)   Numere os parágrafos.

2)   Colorir a palavra ZEBRA toda vez que ela aparecer no texto de amarelo.

3)   Colorir a frase que mostra o que Zazá e Violeta fazem quando o leão feroz aparece.

4)   Circular o parágrafo que mostra o que Zazá e Violeta fazem durante o dia.






Clique AQUI  e conheça mais histórias

13 comentários:

  1. Essas atividades são tudo o que eu estava precisando.Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz de saber que posso ajudar de alguma forma!

      Excluir
  2. Amei esses textos,maravilhosos mas uma vez obrigada por compartilhar esse rico trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também sou muito grata a Deus pelo presente que é este blog em minha vida! É muito bom saber que posso contribuir com a educação do meu país de alguma forma!

      Excluir
  3. Maravilhosa essas suas atividades, esotu usando no meu plano de intervenções pedagogicas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Eu quem lhe agradeço por visitar meu blog!

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso seu material.parabens.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar! Material excelente! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. adorei as atividades!

    ResponderExcluir